Diminuiu em 2,2% o número de pessoas empregadas em indústrias do Rio Grande do Sul no ano passado, em relação a 2012. No Brasil, o índice caiu 1,1%. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça.
Os setores que tiveram maior queda no Rio Grande do Sul foram calçados e couro (-12,5%), metalurgia básica (-15,4%) e vestuário (-15%). Nacionalmente, as áreas que tiveram maior queda no número de funcionários foram calçados e couro (-5,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,1%), vestuário (-2,7%), produtos têxteis (-3,6%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,8%), enquanto os setores de alimentos e bebidas (1,2%) e de borracha e plástico (3,0%) tiveram mais empregados.
Em Santa Maria, número de empregos na indústria cresceu 8,8% em 2013, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na cidade, foram criadas 502 novas vagas no setor.
Em dezembro, a taxa nacional recuou 1,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior foi 27ª vez seguida que o índice caiu. O emprego na indústria recuou 0,3% na passagem de novembro para dezembro de 2013, na série livre de influências sazonais. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça.
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria fechou o ano de 2013 com redução de 1,3%. A queda, no entanto, foi menos intensa do que a observada no fechamento de 2012, de 1,9%. Na passagem de novembro para dezembro de 2013, o número de horas pagas, já descontadas as influências sazonais, ficou estável (0,0%), após ter avançado 0,3% em outubro e recuado 0,4% em novembro. Com esses resultados, o índice de média móvel trimestral das horas pagas também ficou estável (0,0%) no trimestre encerrado em dezembro. Em relação a dezembro de 2012, o número de horas pagas recuou 2,1% em dezembro de 2013, a sétima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.