Em retração

Emprego na indústria gaúcha caiu 2,2% em 2013, revela IBGE

Diminuiu em 2,2% o número de pessoas empregadas em indústrias do Rio Grande do Sul no ano passado, em relação a 2012. No Brasil, o índice caiu 1,1%. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça.

Os setores que tiveram maior queda no Rio Grande do Sul foram calçados e couro (-12,5%), metalurgia básica (-15,4%) e vestuário (-15%). Nacionalmente, as áreas que tiveram maior queda no número de funcionários foram calçados e couro (-5,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,1%), vestuário (-2,7%), produtos têxteis (-3,6%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,8%), enquanto os setores de alimentos e bebidas (1,2%) e de borracha e plástico (3,0%) tiveram mais empregados.

Em Santa Maria, número de empregos na indústria cresceu 8,8% em 2013, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na cidade, foram criadas 502 novas vagas no setor.

Em dezembro, a taxa nacional recuou 1,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior foi 27ª vez seguida que o índice caiu. O emprego na indústria recuou 0,3% na passagem de novembro para dezembro de 2013, na série livre de influências sazonais. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça.

O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria fechou o ano de 2013 com redução de 1,3%. A queda, no entanto, foi menos intensa do que a observada no fechamento de 2012, de 1,9%. Na passagem de novembro para dezembro de 2013, o número de horas pagas, já descontadas as influências sazonais, ficou estável (0,0%), após ter avançado 0,3% em outubro e recuado 0,4% em novembro. Com esses resultados, o índice de média móvel trimestral das horas pagas também ficou estável (0,0%) no trimestre encerrado em dezembro. Em relação a dezembro de 2012, o número de horas pagas recuou 2,1% em dezembro de 2013, a sétima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Assembleia cria o Instituto Gaúcho do Leite, que trabalhará no desenvolvimento da cadeia produtiva

Próximo

Obras na oficina da KMW, em Santa Maria, devem terminar até o meio do ano

Economia